"FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES DESTE BLOGGER"
DRIKASECUNDO

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mulher tem direito, inclusive, a revisão de benefício previdenciário do ex


Fonte: TJSC




A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça entendeu, ao julgar o apelo de mulher que buscava garantir parte de benefício previdenciário obtido pelo ex-marido, que ela efetivamente tem direito a receber 50% desse valor.

Os magistrados que compõe a Câmara explicaram que, no regime de comunhão universal de bens, as verbas decorrentes de benefício previdenciário, cujo fato gerador tenha ocorrido durante o período de convivência marital – como neste caso -, devem entrar na partilha, mesmo quando recebidas após a ruptura da vida conjugal.

A decisão do TJ reformou parcialmente a sentença de 1º Grau. É que a mulher também pediu a fixação de pensão alimentícia no valor de um salário mínimo, pleito negado tanto na comarca de origem quanto no Tribunal.

“Não tem direito a alimentos a ex-esposa que, desde a separação, revela-se capaz de prover suas próprias necessidades e não comprova a superveniência de fato modificativo desta situação”, anotou o desembargador Luiz Carlos Freyesleben, relator da matéria. A decisão foi unânime.


Leia também:
- INSS tem até 10 anos para rever benefício previdenciário
- Sindicato não tem direito ao benefício da justiça gratuita
- SDI-1: benefício previsto em norma coletiva é integrado ao contrato de trabalho
- Sucumbente em ação é isentada do pagamento de honorários periciais por ter o benefício da justiça gratuita
- TJ derruba ato que concedia benefício vitalício para ex-diretores da Celesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário