"FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES DESTE BLOGGER"
DRIKASECUNDO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Justiça concede pensão a idoso que havia sido abandonado pelo pai

Fonte: JFPR


Um homem de 73 anos conquistou o direito ao recebimento de pensão militar, mesmo após o falecimento do pai, major, que o abandonou com dois anos de idade para seguir carreira no Rio de Janeiro. O fato ocorreu em uma audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (13), na 5ª Vara Federal de Curitiba.

O processo tramitava em caráter de urgência e prioridade, com base no Estatuto do Idoso, pelo fato de o requerente ter mais de 60 anos de idade.

O autor da ação afirma que sofreu uma série de privações em sua vida, enquanto seu pai constituiu família em outro Estado. Hoje está impossibilitado de trabalhar e tem como renda apenas uma pensão do INSS.

Em 2005, após uma reaproximação tardia com o pai e a morte da mãe, o homem buscou a 4ª Vara de Família de Curitiba, que proferiu sentença para condenar ao pagamento de pensão alimentícia, após reconhecer judicialmente a condição de dependência econômica do homem em relação ao pai. Quando a decisão transitou em julgado, o pai faleceu (2007) e o benefício não pôde ser implantado na folha de pagamento junto ao Exército. O homem também buscou a administração militar, mas não obteve sucesso.

Apenas em 2009, foi aberta uma Ação na Justiça Federal do Paraná, na qual o autor solicitou o recebimento mensal de 10% do valor da pensão pós morte recebida pela viúva do major, mesmo percentual já reconhecido anteriormente na Vara de Família, benefício que acabou sendo concedido agora pela Justiça, por conciliação.


Leia também:
- Segunda Turma nega HC à mãe e filha que receberam indevidamente pensão militar
- Menor de idade volta a receber pensão militar de seu avô
- Viúva de anistiado político quer receber atrasados de pensão militar
- Filha reconhecida judicialmente após óbito de pai tem direito a restituição de pensão militar
- STJ garante a anistiado político direito à isenção de IR sobre a pensão militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário