"FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES DESTE BLOGGER"
DRIKASECUNDO

terça-feira, 15 de junho de 2010

Avon vai pagar R$ 5 mil para cliente por “esquecê-la” no cadastro do SPC

Fonte: TJSC


A Avon Cosméticos Ltda. terá de pagar R$ 5 mil em indenização, a título de danos morais, a sua cliente Rosani Lopes Fleck, por mantê-la no Sistema de Proteção ao Crédito, mesmo após quitação de dívida. A decisão da 1ª Câmara de Direito Civil do TJ confirmou sentença da Comarca de Jaraguá do Sul.

Em sua apelação, a empresa alegou que o fato não pode ser considerado ato ilícito, já que Rosani teve seu nome incluído no SPC porque possuía débitos não quitados. O relator da matéria, desembargador Joel Dias Figueira Júnior, explicou que, quando havia a inadimplência, a Avon tinha todo o direito de realizar o cadastro no órgão. Agora, com o pagamento efetuado, era seu dever desfazer a operação, o que não ocorreu.

“Portanto, a manutenção do nome da demandante nos cadastros do SPC, não obstante o efetivo pagamento da dívida, comprova a negligência da ré, tendo como consequência o abalo moral causado à autora. Sendo assim, o nexo de causalidade entre o dano e o ato ilícito foi devidamente comprovado, donde decorre a obrigação de compensar a vítima pecuniariamente”, completou o magistrado. A decisão foi unânime.

Ap. Cív. nº 2007.026137-9


Leia também:
- Cadastrado no SPC de cidades que nunca esteve, rapaz receberá indenização
- Loja deve indenizar por inscrever nome de cliente no SPC
- Banco Panamericano é condenado a pagar indenização por incluir nome de cliente no SPC
- Comissão rejeita projeto que proíbe inclusão de devedor no SPC
- Nunca utilizou serviços da Vivo, mas empresa inscreveu seu nome no SPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário