"FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES DESTE BLOGGER"
DRIKASECUNDO

quinta-feira, 8 de julho de 2010

AGU assegura validade de novo padrão de plugues e tomadas

Fonte: AGU



Segundo Inmetro, padronização de plugues e tomadas visa segurança do consumidor.

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça a continuidade do procedimento de padronização de plugues e tomadas realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). No formato atual, no momento do encaixe, o usuário entra em contato com os pinos, provocando risco de choques elétricos.

O Ministério Público Federal solicitou a interrupção das medidas de padronização em todo o território nacional. Alegou que a mudança contraria os princípios da razoabilidade, da livre concorrência e do direito do consumidor.

A Procuradoria da União no Paraná (PU/PR) esclareceu que o novo padrão não gera custos imediatos e nem elevados. Ressaltou que durante quatro anos, uma comissão composta por consumidores, governo, produtores, importadores e meio acadêmico realizou estudos para definição dos novos plugues e tomadas.

A procuradoria sustentou, também, que a medida não foi intempestiva ou autoritária, já que o Inmetro trabalha para a padronização desde 2000. Em relação à livre concorrência, explicou que todas as empresas terão que adotar os novos modelos, inclusive as estrangeiras que devem se adaptar às condições existentes no país para qual exportam.

A PU/PR ressaltou que a segurança é preocupação fundamental da norma, garantindo proteção ao consumidor no contato com instalações elétricas e no manuseio de aparelhos.

A Justiça Federal do Paraná acolheu os argumentos apresentados, mantendo o processo de adaptação de tomadas e plugues.

A PU/PR é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

ACP nº 5000264-80.2010.404.7000 - 2ª Vara Federal de Curitiba


Leia também:
- Adin contra o fim da previdência dos advogados de SP aguarda AGU e PGR
- AGU suspende pagamento de mais de R$177 milhões a destilaria que alega prejuízos em razão da fixação dos preços do açúcar e álcool
- Condenado por homicídio pede para aguardar apelação em liberdade
- Sócios de restaurante continuam a responder ação penal por furto de água da Sabesp
- Auto Ônibus Fagundes é condenada por recusar passe livre de mãe de portadora de deficiência

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário